Página Principal


 Título: Ebó de Oxóssi para prosperidade Data: 04/03/2013
 
Ingredientes:

- 6 frutas doces

- 6 tipos de doces diferentes

- 6 galhos de louro verde

- 6 tipos de legumes

- 6 bolas feitas com farinha de mandioca crua, açúcar e água.

- 6 moedas correntes ( lavadas e secas )

- 6 velas brancas

- 1 garrafa de vinho licoroso doce ( não pode ser rosé)

- 1 alguidar grande ( lavado e seco )

- 1 copo de papel ou barro


Modo de fazer :

Passar as frutas uma a uma pelo corpo simbolicamente ( de baixo para cima / dos pés à cabeça )abri-las ao meio e colocar no alguidar. Passar os doces e os legumes ( picar os legumes antes de começar a fazer o ebó ) da mesma forma e colocar no alguidar. Passar as bolas e as moedas como foi feito com os outros ingredientes e dispor no alguidar. Acender as velas ao redor do alguidar formando um círculo. Jogar bastante vinho sobre o alguidar e encher o copo colocando-o do lado direito do alguidar. Passe os galhos de folhas de louro pelo corpo e coloque-os no alguidar ( espete-os para que enfeitem o ebó ).

Obs: Desde o começo do ritual vá chamando por Oxóssi, pedindo o que deseja. Saude-o 6 vezes ao final e refaça seus pedidos. Este ebó deve ser feito em uma mata, próximo à uma árvore. Tome o cuidado de limpar bem o local, para que não pegue fogo na mata. Não acenda as velas próximo ao troco das árvores. Leve a garrafa e todo o lixo embora.

Na impossibilidade de se fazer em mata, faça em sua casa e após as velas se apagarem, despache o alguidar
em um jardim.

Antes de entrar na mata peça licença a Ossaim e deixe 7 moedas na entrada da mata como oferenda e pagamento ao Orixá por estar utilizando seu habitat.